Discente: Eduardo de Oliveira Magalhães

Título da tese: A imagem relampejante: um jogo com a perda

Orientador(a): Marco Americo Lucchesi

Ano da defesa: 2018

Páginas: 325

Resumo:

Esta tese propõe a criação e o desenvolvimento do conceito de imagem relampejante, a partir da crítica de arte de Murilo Mendes, por meio da realização propositiva de um estudo amplo da importância da potência imagética tanto na tradição pictórica quanto no diálogo entre as diversas formas de conhecimento (literatura, história, ciência, religião etc.) do homem e do mundo que se manifestam na prosa crítica muriliana. O objetivo é demonstrar de que maneira o conceito de imagem relampejante nos proporciona uma perspectiva dialógica aberta para a multiplicidade convergente das muitas formas de criação e pensamento, através da defesa de um saber amador, de um “olho armado” para o processo intuitivo de observação, em que primeiro ocorre o encontro relampejante com a imagem da obra, que em seguida se perde, deixando no observador a pulsação enérgica de sua intuição, que se alia a uma convivência com a perda até formar com ela um segundo encontro dialógico, no qual o observador-crítico cria imagens relampejantes que dialogam com a imagem inicial. Esse processo cíclico e aberto de percepção da imagem nos abre, enfim, a uma experiência mística com o visível e o invisível da imagem. Em outras palavras, a imagem relampejante é uma viagem em busca da imagem de Deus.

Palavras-chave: imagem; crítica; dialética; Murilo Mendes; Deus.

Abstract:

This thesis proposes the creation and development of the concept of flashing image, from the art criticism of Murilo Mendes, through means of the propositional realization of a brody study of the importance of the imaging power both in the pictorial tradition and in the dialogue between the many forms of knowledge (literature, history, science, religion etc.) of man and world which are manifested in Murilo’s critical prose. The goal is to demonstrate how the concept of flashing image provides us an dialogic open perspective for a convergent multiplicity for many forms of creation and thought, through the defense of amateur knowledge, of an “armed eye” for the intuitive process of observation, on what, at first, occurs the flashing encounter with the work image, which is then lost, leaving in the observer the energetic heartbeat of your intuition, that allies itself to the coexistence with loss until forming with her a second dialogic encounter, in which the observer-critic create flashing images that dialog with the early image. This cyclical and open process of image perception open us, lastly, to an mystic experience with the visible and the invisible of the image. In other words, flashing image is a journey in search of the image of God.

Keywords: image; criticism; dialectic; Murilo Mendes; God.

Coordenação

Coordenadora: Profª Priscila Matsunaga

Vice-coordenadora: Prof. Marcelo Jacques de Moraes

Contate-nos

O PPGCL tem sede no campus da Faculdade de Letras da UFRJ. Saiba nosso endereço clique aqui.

Endereço

Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura - PPGCL
Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Sala F. 323
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ

ATENDIMENTO AO PÚBLICO


Terça-feira e quinta-feira 9h às 13h

Quarta-feira 9h às 16h