Discente: Lucas Bandeira de Melo Carvalho

Título da tese: Zonas desconhecidas da realidade: Permanências do naturalismo na literatura brasileira contemporânea

Orientador(a): Beatriz Vieira de Resende

Ano da defesa: 2018

Resumo:

Esta tese busca identificar traços das escolas literárias de meados do século XIX – o realismo, mas principalmente o naturalismo – na ficção contemporânea brasileira, de maneira especial em obras que misturam esses traços com outros aparentemente incompatíveis, como paródia, metaficção e autoficção. Embora tenha partido desse objeto, formado por romances e contos publicados desde meados dos anos 1990, foi necessário fazer uma pesquisa dos significados originais dos termos e dos estilemas, além de uma revisão da história dessas escolas literárias no Brasil e de outros movimentos literários influenciados por elas. Por fim, relacionou-se a permanência dos temas e traços naturalistas e realistas com os movimentos do campo literário e as relações que estética e política estabelecem nessa condições.

Palavras-chave: literatura contemporânea; literatura brasileira; naturalismo; realismo; política da literatura

Abstract:

This thesis aims to identify in contemporary Brazilian fiction traces of the literary movements of the mid-nineteenth century – realism, but especially naturalism. Our corpus is mainly made up by works that mix these traces with apparently incompatible ones, such as parody, metafiction and autofiction. Although the corpus is composed of novels and short stories published since the mid-1990s, it was necessary to search for the original meanings of terms and styles, as well as to review the history of these literary schools in Brazil and other literary movements influenced by them. Finally, we related the permanence of naturalistic and realistic themes and formal elements to the movements of the literary field, and to the relations that aesthetics and politics establish under these conditions.

Keywords: contemporary fiction; Brazilian literature; naturalism; realism; politics of literature

Coordenadora: Profª Priscila Matsunaga

Vice-coordenadora: Prof. Marcelo Jacques de Moraes

Contate-nos

O PPGCL tem sede no campus da Faculdade de Letras da UFRJ. Saiba nosso endereço clique aqui.

Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura - PPGCL
Faculdade de Letras da UFRJ