Discente: Karen Luz Basaure Guerrero

Título da tese: Memorias del olvido: Representaciones políticas en el teatro contemporáneo brasileño y chileno.

Orientador(a): Beatriz Vieira de Resende

Ano da defesa: 2018

Páginas: 222

Resumo:

A tese “Memorias del olvido: representaciones políticas en el teatro contemporáneo brasileño y chileno” busca, a partir do estudo de algumas obras teatrais do dramaturgo brasileiro Mario Bortolotto e o chileno Luis Barrales, por uma parte, explorar certos processos de criação e delinear seu percurso e, por outra parte, desvelar gestos sociais e estéticos que demarcariam a dramaturgia atual no Brasil e no Chile. A dramaturgia atual no Brasil e no Chile, vai ser nomeada nesta pesquisa como “nova escrita” e vai ser situada com o objetivo de identificar a subjetividade desde a biografia dos seus personagens. Esta subjetividade com a que cada indivíduo se situa frente ao seu coletivo, tem gerado um percorrido inconcluso desde o qual ele se assume. A perdida do vínculo social, a marginalidade dos seus indivíduos, a tendência ao individualismo e uma necessidade por defender e demarcar o espaço privado, fazem do teatro das últimas três décadas os principais referentes para a nova dramaturgia chilena e brasileira.

Palavras-chave: Teatro brasileiro; Teatro chileno; marginalidade; subjetividade; postditadura.

Abstract:

The Thesis Memorias del olvido: Representaciones políticas en el teatro contemporáneo brasileño y chileno is based on the study of some plays written by the Brazilian playwright Mário Bortolotto and the Chilean playwright Luis Barrales, and also seeks to explore certain creative processes and delineate their path and, on the other hand, to reveal social and aesthetic gestures that would demarcate the current drama in Brazil and Chile. Contemporary dramaturgy in both countries will be called in this research as new writing and will be featured to identify subjectivity from the biography of its characters. This subjectivity, in which each individual standing in, has generated a broken path. Therefore, it is assumed the loss of the social bond, the marginalization of individuals, a strong tendency towards individualism and the need to defend and delimit the private space, make the theatre of the last three decades the main references for the new Chilean and Brazilian drama

Keywords: Brazilian Theatre; Chilean Theatre; marginalization; subjectivity; PostDictatorship.

Coordenação

Coordenadora: Profª Priscila Matsunaga

Vice-coordenadora: Prof. Marcelo Jacques de Moraes

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