Discente: Moisés Ferreira do Nascimento
Título da tese: Variações no mapa: Haroldo de Campos através de entrevistas
Orientador(a): João Camillo Barros de Oliveira Penna
Co-orientador(a): Marcelo Diniz Martins
Ano da defesa: 2018
Páginas: 565
Resumo:
Sabe-se da importância teórica e criativa de Haroldo de Campos no panorama dos estudos literários brasileiros. Sabe-se de sua peculiaridade intelectual, bem como da recusa em aceitar os paradigmas críticos que vigoravam no Brasil. Pulverizador de certezas e, conforme suas próprias palavras, “um kamikaze da literatura”, Haroldo construiu um legado inventivo como poeta, tradutor e teórico, fortuna esta que constitui sozinha um material basilar para a literatura e a cultura brasileira. O trabalho busca fazer uma leitura e recolhimento de um segmento amplo das entrevistas concedidas por Haroldo de Campos ao longo de sua vida. O objetivo da tese é menos olhar a entrevista em geral e as de Haroldo em particular, como gênero literário, mas sim inseri-las numa prática de escrever; trata-se de, através de uma cartografia haroldiana, inserir as entrevistas no texto da trajetória intelectual haroldiana, pensando-as, em suma, como escritura.
Palavras-chave: Haroldo de Campos; Entrevistas; Cartografia; Crítica literária
Abstract:
The theoretical and creative importance of Haroldo de Campos in the field of Brazilian literary studies is well known. , It is well known as well the intellectual peculiarity of his writing as well as his refusal to accept the critical paradigms that prevailed in Brazil. A demolisher of certainties and, in his own words, "a kamikaze of literature", Haroldo built an inventive legacy as a poet, translator and theoretician. Such a fortune constitutes in and of itself a major intellectual source for the Brazilian literature and culture. The work seeks to read and collect a large segment of the interviews given by Haroldo de Campos throughout his life. Ths goal of this thesis is less to look at interviews in geral and Haroldo de Campos’ in particular as a literrary genre but to insert them within a practice of writing. What is at stake is, through a Haroldian cartography perspective, to insert these interviews within the broader text of Haroldo’s intellectual trajectory, that is, to think them, in short, as “writing”, understood according to Jacques Derrida.
Keywords: Haroldo de Campos; Interviews; Cartography; Literary critic