O Programa de Pós-graduação em Letras (Ciência da Literatura) da UFRJ foi fundado em 1970, quando se estruturavam as bases do atual sistema brasileiro de pós-graduação. Ao longo de mais de quatro décadas, vem formando mestres e doutores que têm contribuído significativamente para o ensino e a pesquisa no país, uma vez que um número expressivo de egressos é absorvido nos quadros docentes de instituições de ensino superiorem vários estados do Brasil – não só na área de Letras e Linguística como também em cursos de Teatro, Dança, Educação, Filosofia, Comunicação etc.

Propostas e Objetivos

Com trabalhos desenvolvidos em linhas de pesquisa que abarcam um conjunto diversificado de objetos e métodos, o Programa de Ciência da Literatura da UFRJ visa a oferecer formação téorico-crítica abrangente, que assegure aos pós-graduandos condições de intervençãonos debates nacionais e internacionais sobre o fenômeno literário e sua interface com as demais produções artístico-culturais e áreas de conhecimento. As duas áreas de concentração do Programa (Teoria Literária e Literatura Comparada) abrigam pesquisas que enfocam a literatura como artefato cultural complexo, considerando suas dimensões estética, política, histórica.

Promovendo permanente intercâmbio de conhecimentos e experiências elaborados em seus núcleos e grupos de pesquisa, o Programa procura estimular a autonomia dos pesquisadores. Empenha-se em proporcionar o convívio dos docentes e discentes com pesquisas desenvolvidas em outras instituições brasileiras e estrangeiras, por meio de convênios, cooperações e estímulo à formação de grupos de pesquisa interinstitucionais.

Atento à importância da formação continuada e ao compromisso da universidade com a sociedade como um todo, o Programa incentiva a atuação dos docentes e discentes junto a cursos de graduação e projetos de extensão (com vistas a ampliar a integração das pesquisas a todos os níveis e campos da atividade universitária), assim como valoriza as experiências de mestrandos e doutorandos que atuam no ensino médio e fundamental ou em campos como criação literária, edição e outras modalidades de produção cultural.

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

A área de TEORIA LITERÁRIA, valendo-se de contribuições de campos como Filosofia, História, Psicanálise, Sociologia eAntropologia, lida com métodos diversificados que servem ainvestigações de cunho interdisciplinar, caracterizadas por uma reflexão sempre aberta à recepção crítica de novas tendências e reconfigurações do debate sobre literatura.

Linhas de pesquisa em TEORIA LITERÁRIA: Construção Crítica da Modernidade; Formação – Linhas de Força da Teoria Crítica; Linguagem e Estética; Poesia e Pensamento.

A área de LITERATURA COMPARADA busca refletir sobre a produção literária e cultural dos diversos povos e comunidades, e sobre as relações entre essas produções, mantendodiálogo com discursos que se construíram sobre a literatura e a cultura, como o da teoria, da crítica e da historiografia, e com as contribuições oriundas de outras áreas do conhecimento, especialmente as das ciências humanas e sociais.

Linhas de pesquisa em LITERATURA COMPARADA: Literatura Comparada e Imaginários Culturais; Programa Avançado de Cultura Contemporânea.

Perfil do Egresso

Os mestrandos e doutorandos do PPG em Ciência da Literatura são preparados para atuar no âmbito da pesquisa na área de Letras e em áreas afins, nos diversos segmentos do sistema de ensino brasileiro e no circuito da crítica literária e cultural.

As competências científicas e/ou profissionais proporcionadas pelo Programa incluem: posicionamento crítico em relação à longa tradição teórica acumulada no campo dos estudos literários; habilidade para definição de metodologias e práticas apropriadas aos diferentes objetos relacionados a esse campo (de acordo com o contexto em que se insira o conhecimento sobre literatura, estética e cultura); capacidade de interação com outras áreas de conhecimento; capacidade de seleção de objetos relevantes para pesquisa, ensino ou crítica – levando em conta o contexto contemporâneo, o compromisso com a difusão do conhecimento e as possibilidades de contribuição para a sociedade em cada modalidade de atuação profissional.

Os mestres e doutores formados pelo Programa têm-se destacado predominantemente no campo da docência e da pesquisa, com inserção tanto em instituições de ensino superior em diferentes estados do país quanto no sistema público de ensino fundamental e médio.

Coordenação

Coordenadora: Profª. Flavia Trocoli

Vice-coordenador:Prof. Alberto Pucheu

Atendimento: Noêmia Costa
posciencialit@letras.ufrj.br

Contate-nos

O PPGCL tem sede no campus da Faculdade de Letras da UFRJ. Saiba nosso endereço clique aqui.

Endereço

Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura - PPGCL
Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Sala F. 323
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ

ATENDIMENTO AO PÚBLICO


Terça-feira e quinta-feira 9h às 13h

Quarta-feira 9h às 16h