As 6 linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ vinculam-se a suas 2 áreas de concentração (Teoria Literária e Literatura Comparada).



Construção crítica da modernidade

Estudos sobre modernidade, modernização e pós-modernidade. Métodos críticos que se estabelecem a partir de uma produção intelectual articulada às atuais tendências do mundo contemporâneo, incorporando contribuições do pensamento filosófico e das Ciências Humanas à reflexão sobre atitudes de resistência e transformação no universo da cultura.

DOCENTES - Eduardo Portella, Ricardo Pinto, Ronaldo Lima Lins e Vera Lins.

Linhas de força da teoria crítica

A linha de pesquisa está situada no campo da análise imanente da forma estética, montando as mediações que a relacionam às formações históricas, sociais e culturais. O movimento das mediações dialéticas faz o trabalho de trazer à tona o que há de complexo e contraditório na configuração da forma. O objetivo é ler as marcas do mundo nas sutilezas do livro, da foto, do filme, do palco, da imagem sensível e inteligível que se apresenta ao leitor.


DOCENTES - André Bueno, Danielle Corpas, Eleonora Ziller, Luis Alberto N. Alves e Priscila Matsunaga.

Linguagem e estética

A linha de pesquisa acolhe projetos que se propõem a pensar os problemas em torno do funcionamento da linguagem como questão seminal para a escrita e a leitura do texto literário. Para abordar a indissociabilidade entre linguagem, estética e ato de leitura, os projetos poderão circular em torno dos seguintes eixos: subjetividade e linguagem; metalinguagem como traço estético; trauma e representação; tragédia e pensamento trágico; tradução e interpretação; estruturalismo e pós-estruturalismo; literatura, filosofia e psicanálise.


DOCENTES - Alberto Pucheu, Ana Alencar, Eduardo Coelho, Flávia Trocoli, João Camillo Penna, Marcelo Dinis e Ricardo Pinto de Souza.

Literatura comparada e imaginários culturais

Estudo comparativo de discursos interculturais e indagações sobre as relações de dependência, conflito e apropriação de padrões culturais entre comunidades étnicas, regionais, nacionais ou transnacionais. Revisão crítica do comparatismo e exame das contribuições de recentes tendências teóricas, como as teorias críticas feministas, os Estudos Culturais e Pós-coloniais, a desconstrução e a Nova História. Reflexão sobre os conceitos de nação, identidades e cultura em Literatura Comparada. Indagações sobre arte e cultura no quadro geopolítico contemporâneo, bem como sobre as relações entre a literatura e outras formas de manifestação estética e outras áreas do conhecimento. Construções alternativas e paradoxos do multiculturalismo e da globalização.


DOCENTES - Beatriz Resende, Eduardo Coutinho, Fred Góes, Helena Parente Cunha, Heloísa Buarque de Hollanda, Luíza Lobo, Marco Lucchesi, Martha Alkimin e Teresa Cristina Meireles.

Poesia e pensamento

Estudo da complexa relação entre poesia e filosofia, a partir da abordagem de obras em suas diferenças irredutíveis. A linha prioriza em suas investigações a importância decisiva da poesia para a construção do pensamento filosófico, os modos de pensamento e escrita criados pela filosofia, a urdidura e as ressonâncias do discurso crítico e estético, bem como as indiscernibilidades entre o poético e o filosófico.


DOCENTES - Alberto Pucheu, Eduardo Guerreiro Losso, Luciana di Leone, Manuel Antonio de Castro e Vera Lins.

Programa avançado de cultura contemporânea

A linha de pesquisa abriga contribuições interdisciplinares voltadas para investigações sobre cultura contemporânea, privilegiando temas como mídias digitais, novas experiências artísticas, dinâmicas da desigualdade e fluxos migratórios globais, organizados em três eixos: Cultura e Desenvolvimento, Imaginários Urbanos e Novas Tecnologias.


DOCENTES - Beatriz Resende, Fred Góes, Heloísa Buarque de Hollanda, João Camillo Penna e Martha Alkimin.

Coordenação

Coordenadora: Profª. Flavia Trocoli

Vice-coordenador:Prof. Alberto Pucheu

Atendimento: Noêmia Costa
posciencialit@letras.ufrj.br

Contate-nos

O PPGCL tem sede no campus da Faculdade de Letras da UFRJ. Saiba nosso endereço clique aqui.

Endereço

Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura - PPGCL
Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Sala F. 323
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ

ATENDIMENTO AO PÚBLICO


Terça-feira e quinta-feira 9h às 13h

Quarta-feira 9h às 16h