As 3 linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ vinculam-se a suas 2 áreas de concentração (Teoria Literária e Literatura Comparada).

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO LITERATURA COMPARADA

Comparatismo e diálogos interculturais

A linha de pesquisa pretende, a partir de metodologia comparatista, abrigar contribuições interdisciplinares que privilegiem indagações sobre arte e cultura no quadro geopolítico contemporâneo. As pesquisas se ocuparão de estudos críticos, textos literários e outras formas de artes, contemplando questões referentes aos discursos interculturais, conflitos e estratégias de reconhecimento. Serão investigadas teorias críticas da cultura, teorias feministas, interseccionais, queer e pós-coloniais. As atividades de pesquisa desenvolvidas no PACC/Letras/UFRJ incluem-se nesta linha.

Docentes: Beatriz Resende, Eduardo Coelho, Eduardo Coutinho, Fred Góes, Helena Parente Cunha, Heloisa Buarque de Hollanda, Marco Lucchesi, Martha Alkimin, Paulo Roberto Tonani do Patrocínio, Roberto Bartholo.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO TEORIA LITERÁRIA

Linguagens, arte, pensamento

A linha de pesquisa prioriza as relações que, a princípio, em suas diferenças irredutíveis, a literatura estabelece com outras artes e com o pensamento. Em suas investigações, trata-se de pesquisar não somente a importância decisiva dos modos da poesia e da literatura na constituição do pensamento e da escrita que atravessam a filosofia, a psicanálise, a teoria estética e política, a antropologia e a tradução, como também as ressonâncias e urdiduras que assinalam uma dimensão de indiscernibilidade entre elas. A linha de pesquisa destaca, assim, o problema da pluralidade de linguagens inerente à constituição e ao funcionamento de toda escrita artística.

Docentes: Alberto Pucheu, Eduardo Guerreiro, Flavia Trocoli, João Camillo Penna, Luciana Di Leone, Marcelo Diniz, Marcelo Jacques de Moraes, Manuel Antonio de Castro, Ricardo Pinto de Souza, Vera Lins.

Literatura, Cultura e Sociedade

A linha de pesquisa está situada no campo da análise estética e crítica dialética. O método resulta da crítica da formação do capitalismo, incorporando contribuições do pensamento filosófico e das Ciências Humanas à reflexão sobre atitudes de resistência e transformação no universo da cultura. O objetivo é ler as marcas do mundo nas sutilezas do livro, da foto, do filme, do palco, e por meio da crítica imanente discutir relações entre forma estética e formações históricas, sociais e culturais.

Docentes: André Bueno, Danielle Corpas, Eleonora Ziller, Luis Alberto N. Alves, Priscila Matsunaga, Ronaldo Lima Lins.

Coordenação

Coordenadora: Profª. Flavia Trocoli

Vice-coordenadora: Profª. Priscila Matsunaga

Atendimento: Noêmia Costa
posciencialit@letras.ufrj.br

Contate-nos

O PPGCL tem sede no campus da Faculdade de Letras da UFRJ. Saiba nosso endereço clique aqui.

Endereço

Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura - PPGCL
Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Sala F. 323
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ

ATENDIMENTO AO PÚBLICO


Terça-feira e quinta-feira 9h às 13h

Quarta-feira 9h às 16h